conflitosConflitos

Os conflitos são inerentes ao seres humanos. O nascimento é o primeiro conflito que enfrentamos. Quando o bebê é compelido a sair da barriga da mãe, inicia-se uma nova fase, e a partir desse momento o conflito sempre fará parte da vida. De acordo com o Dicionário Aurélio a palavra "conflito" significa: Luta, Combate, Guerra, Enfrentamento, Oposição entre Pessoas e Grupos, Divergência, Discordância de ideias e opiniões. O conflito nasce de diversas formas e abrange diversas áreas da nossa vida. Entre as diferentes áreas onde os conflitos se manifestam, podemos citar alguns exemplos.

Na Família: separação: guarda dos filhos, visitas, alimentos,  divisão dos bens;  falecimento: sucessão;

Na Empresa: relações entre fornecedores, disputa de mercado, organização e gerência dos negócios, mudanças do contrato social da empresa, dissolução e modificação da sociedade, divergências na aplicação de recursos, contratação de empregados, dispensa de empregados, nomeação da diretoria, participação de herdeiros;

No Consumo: relação entre atendentes e clientes, compra e venda de mercadorias, qualidade dos produtos, pós-venda;

No Trabalho: relocação de empregados, insatisfação do empregador e empregado, adequação de funções, promoção de empregados, dispensa dos empregados;

No Condomínio: divergência em assembléias, descumprimento de regulamento, contenda entre vizinhos, eleição de nomeação de síndico e corpo diretivo.

No Desportivo: tratamento de questões que envolvam pagamentos de contratos ou salários de jogadores e treinadores, rescisão de contratos comerciais, litígios que envolvam organizações da área, direitos quanto à gestão de carreira dos esportistas, relação entre treinadores e jogadores.

Na Escola: questões entre alunos, entre alunos e professores, e entre professores.

E em todas as áreas da vida, que envolvam relacionamentos humanos.