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Mediação Consumerista
Como manter seus clientes?

Todo comerciante deseja manter um bom relacionamento com os seus clientes. Independente disso, são inevitáveis as divergências entre o consumidor e o fornecedor/vendedor. Mais de 80% dos processos ajuizados nas varas especiais cíveis referem-se a relações de consumo. A grande maioria das vezes, em decorrência de uma falha ou demora no atendimento, de um defeito no produto ou no serviço prestado, ou mesmo no acolhimento de qualquer reclamação, ainda que esta seja inconsistente. A simples disponibilidade para ouvir de forma qualificada o que o cliente está dizendo, evitaria a grande maioria das ações judiciais. É interessante que haja treinamento específico para quem lida com o público na empresa, de maneira a atender a todas as demandas de seus clientes. O corpo da empresa, juntamente com o mediador poderá fazer mediação nas situações de conflito, antes que elas evoluam para um problema maior. Pesquisas indicam que pessoas bem atendidas, mesmo que não tenham suas questões resolvidas, voltam a empresa que lhes prestou serviço, em razão do bom atendimento. Por vezes somente um pedido de desculpas, resolve toda a questão. Se for necessária a mediação, que possibilitará a resolução da questão, também evitará desgastes e custos desnecessários, mantendo o consumidor fiel a empresa.